Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Situa-se a 21° 12’ 42" de latitude sul e 47° 48’ 24" de longitude oeste, distante 313 km a noroeste da capital estadual e a 706 km de Brasília. Seu território de pouco mais de 650 km² e abriga uma população de 605 114 habitantes (IBGE/2010) que o classifica como oitavo município mais populoso do estado e o terceiro mais populoso do interior do Brasil, atrás apenas de Campinas e São José dos Campos. Sua área urbanizada corresponde a 127 km², sendo a 17º maior do Brasil em área urbana.
Em um raio de pouco mais de 200 km do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Franca, Barretos, Araraquara, São Carlos, Catanduva, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Americana, São Sebastião do Paraíso, Passos, Poços de Caldas e Uberaba, sendo o acesso facilitado pelas rodovias que ligam o município a estas cidades.
O município, portanto, situa-se no caminho que liga a Grande São Paulo à região central do país, relativamente próximo dos principais pólos econômicos e tecnológicos do Interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas, sendo Ribeirão Preto também declarada recentemente "pólo tecnológico" pelo governo do estado de São Paulo.

História.
Fundada em 19 de junho de 1856 a partir de núcleos fazendeiros de criação de gado, Ribeirão Preto se destacou no setor cafeeiro, o qual foi arruinado com a crise de 1929.
Segundo consta em registro, o primeiro dono e doador de terras foi José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras, fez a primeira doação de terras no valor de 40 mil reis, "com a condição de no terreno ser levantada uma capela em louvor a São Sebastião das Palmeiras".

Em 2 de novembro de 1845, no bairro das Palmeiras, era fincada uma cruz de madeira como tentativa de demarcação de um patrimônio para a futura capela de São Sebastião. Com esta, surgiram outras doações objetivando ampliar o patrimônio da capela, doações que foram anexadas à primeira feitas por José Alves da Silva (quatro alqueires), Miguel Bezerra dos Reis (dois alqueires), Antônio Bezerra Cavalcanti (doze alqueires), Alexandre Antunes Maciel (dois alqueires), Mateus José dos Reis (dois alqueires), Luís Gonçalves Barbosa (um alqueire) e Mariano Pedroso de Almeida e outros.
Ribeirão Preto fazia parte do território do município de São Simão, e do mesmo município faziam parte Dumont, Guatapará, Bonfim Paulista (atual distrito), entre outros vilarejos e cidades.

Um importante fator que contribuiu para o desenvolvimento do município foi a chegada da linha férrea da Mogiana em 1883, que possibilitou a expansão da cultura cafeeira que existia desde 1870. A expansão do café levou a um crescimento da população que passou de 5 552 pessoas (sendo 857 escravos) em 1874, para 10 420 (1 379 escravos) em 1886. Em 1887, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou um dos atos de maior relevância de sua história, pois o vereadores aprovaram, por unanimidade em 3 de agosto daquele ano, a libertação dos escravos em Ribeirão Preto, antes mesmo da entrada em vigor da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888.
Depois da assinatura da Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil, o governo da província de São Pauloitalianos, 7,9% portugueses, 5,1% espanhóis e 1,7% austríacos. passou a estimular a vinda de imigrantes europeus, provocando em Ribeirão Preto um grande aumento populacional, passando para 59 195 habitantes em 1900, um crescimento muito maior do que o registrado nos outros municípios da região durante esse período. Calcula-se que 33 199 dos 52 929 habitantes eram de origem estrangeira em 1902, sendo 83,7% Esse contingente populacional foi importante para a urbanização e desenvolvimento do município, pois muitos imigrantes já eram acostumados com a vida urbana e possuíam uma mentalidade empreendedora, criando novos estabelecimentos comerciais e industriais no município, transformando Ribeirão Preto, que era até então uma simples vila agrícola.
Na primeira metade do século XX, Ribeirão Preto continuou atraindo imigrantes nacionais e internacionais. Um novo grupo de destaque são os japoneses, sendo o município, considerado "berço da imigração japonesa" por receber uma parte dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil em 1908. Também é expressiva a chegada de árabes, especialmente sírios-libaneses. O município também atraiu durante esse século pessoas de todo o estado de São Paulo e de todo o Brasil, sendo os mais numerosos, de acordo com o censo 2000, os mineiros, paranaenses e baianos.
Vale destacar que em 1879 a família Dumont mudou-se de Valença (RJ) para Ribeirão Preto, onde se estabeleceu na Fazenda Arindeúva, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company. Trazidos por seu patriarca Dr. Henrique Dumont, vieram sua esposa e seus oito filhos, dentre eles, um jovem chamado "Alberto Santos Dumont". Após uma viagem que a família Dumont realizou para Paris em 1891, o idealizador Santos Dumont começou a despertar-se para área mecânica, principalmente para o "motor de combustão interna", que culminou posteriormente com a construção de um balão (sem motor), que mais tarde chegou à criação de seu avião. Desde então, o jovem sonhador não parou mais de buscar alternativas, vindo a receber da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, conforme Lei nº 100, de 4 de novembro de 1903, uma subvenção de um conto de réis para que prosseguisse as pesquisas que, três anos depois, resultaram na invenção do avião.
Por ter sido sede da Companhia Antarctica Paulista e por ter uma das mais famosas choperias do Brasil, a Choperia Pinguim, Ribeirão Preto foi conhecida também como a Capital do Chope, assim como já foi denominada Capital do Café e de Califórnia Brasileira, mas hoje o município é reconhecido oficialmente como Capital Nacional do Agronegócio.

Política

Com sede no Palácio do Rio Branco, centro, a prefeita atual é Dárcy Vera (DEM), eleita no primeiro turno em outubro de 2008 derrotando o principal candidato a reeleição Welson Gasparini (PSDB) e tomando posse em 1º de janeiro do ano seguinte. Dárcy Vera assumiu a prefeitura de Ribeirão Preto pela primeira vez e é também a primeira mulher como prefeita nesta cidade. O atual presidente da Câmara Municipal é o vereador Nicanor Lopes.

Clima 

Ribeirão Preto, é considerada uma cidade com um calor acima da média, tendo inclusive mantido o título de cidade mais quente do estado em algumas epocas do ano. O clima típico do município é o tropical úmido, caracterizado por duas estações definidas pelo verão chuvoso e pelo inverno muito seco. No verão, a temperatura máxima média mensal é de cerca de 33o C, podendo chegar a picos de 42o C, com um índice pluviométrico próximo de 200mm/mês e umidade relativa do ar em torno de 70%. Já no inverno, a temperatura mínima média mensal fica em torno de 15o C com precipitação média oscilando de 20 a 30mm e umidade relativa do ar em cerca de 40%. De acordo com o Sistema de Classificação de Köppen, Ribeirão Preto está inserida na modalidade Aw : clima tropical com estação seca no período em que o Sol está mais baixo (está no hemisfério oposto) e os dias são mais curtos (daí Aw, em que w é de winter, Inverno em inglês).

Hidrografia
  • Rio Pardo;
  • Ribeirão Preto (origem do nome do município);
  • Córrego Retiro Saudoso;
  • Córrego Tanquinho;
  • Córrego Laureano;
  • Córrego das Palmeiras;
  • Córrego dos Catetos;
  • Córrego dos Campos;
  • Córrego Vista Alegre;
  • Córrego Olhos d'Água.
Economia

A região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do estado de São Paulo apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo, longevidade). Além disso, possui bons indicadores sociais (saúde, educação e saneamento), uma localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores, e acesso facilitado devido à boa qualidade da infraestrutura de transportes e comunicação, o município abriga unidades de algumas empresas multinacionais, tais como Nestlé, 3M, Microsoft, Holcim, Carrefour (Atacadão), Walmart (Sam's Club), Outback Steakhouse, Netafim, OHL (Ambient), Wolf Seeds, Telefónica, Embratel, Agrichem, Decathlon, Fnac, Cinépolis, Lavor Wash, Comingersoll, Pearson Education, State Grid Corporation of China, Decathlon, Fnac, Leroy Merlin, Telhanorte, Cions Software, entre outras.
Ribeirão Preto se constitui num pólo de atração das atividades comerciais e de prestação de serviços da região, cuja área de influência extrapola os limites da própria região de governo, estendendo-se para Barretos, Araraquara, São Carlos, São João da Boa Vista, entre outras do próprio estado de São Paulo e até de outros Estados, como a cidade de São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais.
Conforme pesquisa realizada pela FGV sobre as 100 melhores cidades para construir carreira profissional no Brasil, Ribeirão Preto está na 17ª posição, sendo que dos municípios de interior do Brasil com distância superior a 100 km de suas respectivas capitais, somente Macaé (6ª posição) está a frente de Ribeirão Preto.
Indicadores
Frota de Veículos
Ano Quantidade

2005 262.813
2006 281.469
2007 307.080
2008 335.364
2009 363.778
2010 397.919
  • Segundo dados do IBGE divulgados em dezembro de 2010 referentes a 2008, o município possui o 28º maior PIB do país, sendo de 0,46% do total do PIB da nação, contabilizando R$ 13.896.533 mil;
  • Conforme levantamento do IBGE de 2009, Ribeirão Preto estava na 12º posição no Brasil e 3º posição no estado de São Paulo, referente a quantidade de Instituições Financeiras, totalizando 124 agências;
  • Conforme dados do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito em dezembro de 2010, Ribeirão Preto possuía a 16º maior frota de veículos do Brasil com 397.919 veículos, sendo 237.069 somente de automóveis e 83.047 de motocicletas, atualmente Ribeirão Preto possui a maior frota per capita entre todos os municípios brasileiros, com média de um veículo para cada 1,54 morador, tendo ainda em números a segunda maior frota absoluta do interior do Brasil, ficando atrás apenas de Campinas;
  • Segundo dados do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ribeirão Preto estava em dezembro de 2010 na 18º posição no Brasil, referente à quantidade de habitantes com registro na carteira de trabalho, contabilizando 186.091 postos de trabalho,inclusive superando 13 capitais estaduais.
  • Conforme levantamento do Instituto Trata Brasil, referente ao ano de 2008, Ribeirão Preto estava na 6º posição no Brasil, no que se refere a saneamento básico em municípios com mais de 300 mil habitantes.
  • Segundo pesquisa realizada em 2006 pela revista Exame, Ribeirão Preto era a 19º melhor cidade do Brasil em infra-estrutura, fator relevante na atração de investimentos.
  • Segundo o IFDM 2007 – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, Ribeirão Preto estava na 28º posição no Estado de São Paulo e 30º Brasil, no que se refere a desenvolvimento municipal, tendo três vertentes básicas primordiais analisadas, como Emprego & Renda, Educação e Saúde;
  • Conforme estudo do IPC Maps, Ribeirão Preto passou da 28º posição em 2009 para a 21º em 2010, no ranking do poder de consumo dos 50 maiores municípios brasileiros.
Como Ribeirão Preto é o 29º município mais populoso do país, os dados do IBGE, Denatran, Caged, FIRJAN e Instituto Trata Brasil demonstram a boa qualidade de vida oferecida a sua população.

Comércio

O pioneiro para a consolidação da pujança atual foi o Mercado Central, que começou a ser construído em 1899 e foi concluído em 1900, sendo inaugurado em outubro. Algumas catástrofes atingiram o Mercado Municipal, como as enchentes e o destruidor incêndio, em 7 de outubro de 1942, causado por um curto-circuito elétrico. Este incêndio queimou praticamente todo o prédio, tornando-o inabitável. Em 1956, surgiu a proposta da construção de um novo Mercado Municipal. Com a ajuda do estado, esta ideia tornou-se possível e, em 28 de setembro de 1958, o então prefeito Costábile Romano inaugurou o novo prédio. Hoje o Mercado conta com 152 boxes, numa área construída de 4.150 m².
Além do tradicional e pioneiro Mercado Central, o município possui vários centros comerciais (shoppings), tornando-a referência e pólo comercial do interior de São Paulo. Os principais centros são:
  • Ribeirão Shopping;
  • Novo Shopping Ribeirão Preto;
  • Shopping Santa Úrsula;
  • Mercadão da Cidade Ribeirão Preto;
  • Shopping Vila Planalto (em implantação)
  • Sapato Shopping (em implantação)
  • Iguatemi Shopping Ribeirão (inauguração prevista para 2012)
  • West Shopping (temporariamente desativado).
Hipermercados e Atacadistas
  • Carrefour Ribeirão Shopping
  • Carrefour Via Norte
  • Carrefour Bairro I (no Centro)
  • Carrefour Bairro II (na Avenida Maurilio Biaggi, continuação da Avenida Francisco Junqueira)
  • Walmart
  • Sam's Club
  • Atacadão
  • Makro
  • Assai
  • Assai Treze de Maio
  • Tonin Superatacado
  • Hipermercado Extra
  • Tenda Atacado (Em Implantação)
Atacadistas - Material de Construção
  • Leroy Merlin
  • Telhanorte
  • C&C
  • Dicico (Em Implantação)
Lojas - Decoração
  • Tok&Stok
  • Sid Lar
  • ETNA (Em Implantação)
  • Ribervent Luz - Iluminação.
Atacadistas - Materiais Esportivos
  • Decathlon
Atacadistas - Materiais Tecnológicos e Informática
  • CTIS Digital
Turismo

Ribeirão Preto é considerado um dos principais polos de turismo de negócios do país, sendo escolhida pelo Ministério do Turismo como indutora do desenvolvimento turístico regional, entre 4 cidades do estado de São Paulo e 64 outras localidades de todo o Brasil. 

Polo Gastrônomico
Ribeirão Preto ainda não é conhecida como uma cidade gastronômica, mas há alguns anos vem caminhando nessa direção. Aqui se instalaram chefs renomados, profissionais da arte de bem cozinhar, que tratam a gastronomia como uma ciência cheia de detalhes e segredos a serem desvendados. As casas se especializam e, com o passar do tempo, vão se tornando requintadas. Há 851 casas, entre bares e restaurantes, que atraem turistas e geram mais de 4.000 empregos diretos.

Eventos

Acontecem anualmente na cidade diversos eventos, tais como a Feira de Photo Imagem, Carnabeirão (maior micareta do estado de São Paulo), Festival de Cinema de Ribeirão Preto, Agrishow (Feira Internacional de tecnologia Agrícola em ação), Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (segunda maior feira a céu aberto do Brasil), Feira ExpoHair, Feitrans (Feira de Transportes Interior Paulista), Festival Tanabata (cultura japonesa), Arena Cross, Festival de Inverno João Rock, Ribeirão Rodeo Music, Ribeirão Skol Folia, Festitália (cultura italiana), Entorta Bixo, Feapam, Ribeirão Cana Invest, Bonfim Paulista Rodeio Show, Expobonsai, Avirrp, Comida di buteco, Rally Mitsubishi Cup, Copa Chevrolet Montana, Stock Car Brasil, entre outros. Esses eventos movimentam diversos segmentos do município, como o aeroporto, rodoviária, sistema de táxi, rede hoteleira), bares, restaurantes, entre outros.
Dentre os eventos mais conhecidos, estão a "Agrishow", que é uma feira tecnológica e agropecuária, considerada a maior feira do ramo da América Latina e, mais recentemente, ajudou a conferir à cidade o título de "Capital brasileira do agronegócio", em substituição ao antigo "Califórnia brasileira"; o Tanabata, no meio do ano, que é o tradicional festejo de integração do município à comunidade nipônica e suas manifestações, cujos primeiros imigrantes provenientes do Kasato Maru, fixaram na região seu primeiro lar; a Feapam, Feira de Agro-Pecuária da Alta Mogiana, que conta com exposição de pequenos e grandes animais, apresentação de empresas agropecuárias, leilões e ampla área de alimentação com restaurantes, lanchonetes e atrações diversas ao público.
Em 2009 o Grupo Taiwan Centro de Eventos inaugurou seu quarto salão de eventos de 7.000m², com total infra-estrutura, conforto e segurança, sendo todas salas climatizadas e com sistema de energia interrupto. Além da facilidade de poder contar com serviço de Buffet e estacionamento para mais de 1.000 veículos.
Será inaugurado em 2011 pelo Grupo Pereira Alvim o Expo Center Ribeirão Preto, construído em uma área de 50 mil metros quadrados e com um prédio de 6.000m², o Expo Center Ribeirão Preto poderá receber até três eventos ao mesmo tempo. Com amplo espaço no estacionamento, cerca de 44 mil metros quadrados, também garante a possibilidade do espaço de realizar eventos a céu aberto.
Há ainda no município diversos centros de convenções e espaços para eventos, tais como:
  • Centro de Convenções Ribeirão Preto, capacidade: 2450 pessoas;
  • Centro de Convenções Taiwan, capacidade: 400, 1000, 3000 e 5000 pessoas por auditório;
  • Centro de Eventos CENACON, capacidade: 1700 pessoas;
  • Centro de Eventos Espaço Mediterrâneo, capacidade: 3000 pessoas;
  • Centro de Eventos Hotel JP, capacidade: 1800 pessoas;
  • Centro de Eventos Lona Branca, capacidade: 1700 pessoas;
  • Centro de Eventos Novo Espaço, capacidade: 4000 pessoas;
  • Centro de Eventos West Shopping, capacidade: 3000 pessoas;
  • Expo Center Ribeirão Preto (em construção);
  • NEO Convention (em construção), capacidade: 600 pessoas;
  • Parque de Exposições IAC, capacidade: 380 pessoas;
  • Parque de Exposições: capacidade: 1500 pessoas.
 Parque do Rock

Em 2009, foi anunciada a criação de um Parque do Rock em Ribeirão Preto. Porém, esse projeto ainda não saiu do papel. O projeto prevê cinco palcos distintos, sendo uma a Arena Rock, espaço reservado a shows com capacidade para 20 mil lugares nas arquibancadas, 10 mil em área coberta e 70 mil na pista, que fica em frente ao palco. O segundo um estúdio para até 50 pessoas, o terceiro num teatro com capacidade para 300 pessoas, o quarto num pavilhão para até 5 mil pessoas, com toda a infraestrutura para receber os maiores concertos e astros do rock mundial. A última etapa prevê um quinto pavilhão de 4 mil metros quadrados com capacidade para 10 mil pessoas. 

Educação

Ribeirão Preto possui diversas universidades, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP), que conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação, com um grande centro de pesquisas científicas e atendimento médico, o qual responde por 4,5% de toda a produção científica nacional, município conta também com o PISO - Polo Industrial de Software, voltado ao segmento de Tecnologia da Informação (TI), sendo assim, um relevante polo científico do estado de São Paulo e do Brasil.
A edição da Revista Veja do dia 1º de setembro de 2010 traz uma matéria especial, de 47 páginas, onde relaciona as 20 metrópoles brasileiras do futuro. Trata-se do especial “Cidades Médias”, que cita, ainda, cinco exemplos a serem seguidos, pois resultaram em experiências positivas. A cidade de Ribeirão Preto está relacionada entre esses cinco exemplos, notadamente por ser um disputado centro universitário e de pesquisas. Na reportagem, a cidade é citada como uma “fábrica de riqueza”, mas também uma “usina de profissionais”, uma verdadeira antítese de outros municípios, que “importam” profissionais por falta de qualificação de mão de obra.
O município oferece aproximadamente 138 cursos de graduação em diversas instituições de ensino superior, tais como:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Centro Universitário Moura Lacerda;
  • Centro Universitário Barão de Mauá;
  • Centro Universitário UniSEB-COC;
  • Uniesp FABAN;
  • Faculdades Anhanguera;
  • Faculdade Reges Ribeirão;
  • Faculdade São Luís;
  • Faculdade Filadélfia (FAFIL);
  • Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP);
  • Fundação Fritz Müller (FFM);
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo;
  • Universidade Metodista de São Paulo (Educação a Distância)
  • Senac Ribeirão Preto (Pós-Graduação).
Além de Ribeirão Preto, toda a região compreende um dos principais centros universitários e de pesquisa do estado, com destaque para a área médica, engenharia e alta tecnologia em São Carlos; agronomia, veterinária e zootecnia em Jaboticabal; e zootecnia e engenharia de alimentos em Pirassununga, entre outras. Assim, a região consolida-se como um importante polo de geração de tecnologia e mão de obra qualificada.
A rede municipal de ensino criou em 2009 um total de 6.300 novas vagas, em 2010 com a construção de 16 novas unidades escolares entre CEIs, Emeis, Emefs e Cemeis resultará num aumento de vagas da ordem de 23,41%, ou seja, 10.300 novas vagas.
Em 2009, foi criada a Fortec - Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Jandira de Camargo Moquenco), uma escola técnica voltada para a qualificação profissional.

Parque Tecnólogico

O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, atraindo empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos e processos inovadores, voltadas para as áreas de Saúde e Biotecnologia, e que priorizem o desenvolvimento sustentável. A vocação do parque foi baseada em três pilares: (a) as Instituições de Ensino e Pesquisa - compreendendo a formação de recursos humanos, a disponibilização de serviços tecnológicos e competências tecnológicas, (b) as demandas e gargalos tecnológicos empresariais da região de Ribeirão Preto e do Brasil, e (c) as tendências tecnológicas nacionais e internacionais do setor de Saúde e Biotecnologia. Está em andamento o projeto de implantação de um centro voltado a pequenas empresas do ramo hospitalar.
O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto terá alguns equipamentos indutores de pesquisas e desenvolvimento, tais como:
  • Incubadora de empresas - SUPERA;
  • Laboratório de Equipamentos Médicos e Hospitalares - CEDINA;
  • Agência de Inovação;
  • Centro Empresarial;
  • Centro Tecnológico de Biotecnologia;
  • Faculdade de Tecnologia (Fatec);
  • Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
  • Laboratório da Fundação para o Remédio Popular (Furp);
  • Laboratórios de P&D de Natureza Empresarial;
  • Centro de Nanotecnologia e Engenharia Tecidual.
Serão investidos inicialmente R$ 7,8 milhões na primeira etapa das obras para construção de um prédio de dois mil metros quadrados. O Estado ficará responsável por liberar R$ 4 milhões para as obras, a USP R$ 2 milhões para mão de obra e infraestrutura dentro do campus e a Prefeitura, R$ 1,8 milhão para infraestrutura do entorno. O local vai abrigar a gestão do Parque, a primeira parte do Laboratório de Equipamentos Médicos e Hospitalares e a Incubadora de Empresas de base Tecnológica (Supera), que já funciona provisoriamente na USP.

Saúde 

Ribeirão Preto é conhecida nacionalmente como grande centro de saúde. O município está entre os primeiros do Brasil no ranking nacional na proporção médico por habitante. São 3 mil médicos, um para cada 160 habitantes.
A rede de saúde de Ribeirão Preto desponta como uma das mais importantes e desenvolvidas do país. São 17 hospitais, 35 unidades de saúde, inúmeras farmácias e clínicas, entre outros. Vários planos de saúde integram o sistema, entre eles Unimed, São Francisco e Amico. Muitos serviços do setor também são oferecidos pela Secretaria da Saúde e pela Sucen.
Integram a rede de saúde de Ribeirão Preto, as faculdades da USP, da Unaerp, do Centro Universitário Barão de Mauá, do Centro Universitário Moura Lacerda e da Unip.

O município possui diversos hospitais, tais como:

  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - HC Campus;
  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - UE Unidade de Emergência;
  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - HC Criança;
  • Hospital Estadual de Ribeirão Preto (Melhor hospital público do estado de São Paulo);
  • Hospital Santa Casa de Ribeirão Preto;
  • Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto - Hospital Santa Tereza;
  • Hospital Sanatório Espírita Vicente de Paulo;
  • Hospital Beneficência Portuguesa;
  • Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - SOBECCan;
  • Hospital São Lucas;
  • Hospital Ribeirânia;
  • Hospital Municipal Santa Lydia;
  • Hospital São Paulo;
  • Hospital São Francisco;
  • Hospital Electro Bonini;
  • Hospital Mater - Maternidade do Complexo Aeroporto;
  • Hospital Maternidade Sinhá Junqueira.
NOVOS PROJETOS:
O Governo do estado de São Paulo inaugurou anexo a USP o Instituto da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o Governo Federal está construindo em parceria com a Prefeitura Municipal três UPAs Unidades de Pronto Atendimento na cidade, a primeira ficará na Avenida 13 de Maio, no Jardim Paulista (zona leste), a segunda na Vila Virgínia (zona oeste), e a terceira no Quintino II (zona norte).
Esportes

No futebol, o município tem como representantes o Botafogo, conhecido como "O Pantera da Mogiana", que disputa hoje a Primeira Divisão do Paulista e manda seus jogos no Estádio Santa Cruz, com capacidade para 40 mil pessoas, o maior estádio particular do interior; e o Comercial, conhecido como "Leão do Norte", que disputa hoje a Segunda Divisão do Paulista e manda seus jogos no Estádio Palma Travassos, com capacidade para 20 mil pessoas. O confronto entre essas duas equipes é um dos jogos mais tradicionais do interior de São Paulo, denominado por Come-Fogo.
Em Setembro de 2006 foi fundado o Olé Brasil Futebol Clube, que desde 20 de abril de 2009 disputa a Quarta Divisão do Paulista sendo o 3º clube profissional do município, a equipe esta construindo um estádio próprio , mas por enquanto usará o Estádio Santa Cruz pertencente ao Botafogo FC.
Times de futebol da cidade
  • Botafogo Futebol Clube
  • Comercial Futebol Clube
  • Olé Brasil Futebol Clube

Basquete

Até 2006 a cidade foi representada pelo COC-Ribeirão Preto, equipe que em apenas 10 anos de vida se tornou o grande nome e potência do basquete no Brasil , revelou jogadores que passaram a ser nome certo na seleção brasileira como Alex Garcia contratado por 2 temporadas pelo San Antonio Spurs e pelo New Orleans Hornets da NBA, e o ex - técnico da seleção brasileira Aluísio Lula Ferreira. Foi campeão brasileiro em 2003, vice campeão em 1998 e 2001. Vencia a edição de 2006 na final por 1 jogo a 0 contra a equipe de Franca quando uma ação judicial, proposta pelo time de Brasília interrompeu e colocou fim ao campeonato. Marcou história sendo único pentacampeão paulista consecutivo (2001/02, 2002/03, 2003/04, 2004/05, 2005/06), com um título invicto e maior número de jogos invicto da história do basquete brasileiro. Foi vice campeão sul americano em 2006. A equipe teve fim após o campeonato brasileiro de 2006 em virtude de divergência entre dirigentes e a confederação de basquete brasileiro, e as confusões judiciais ocorridas na final do campeonato brasileiro de 2006 que impediram o time de continuar a série que até então estava vencendo.

Cartódromo

O Cartódromo municipal "Antônio de Castro Prado Neto", construído pela Prefeitura de Ribeirão Preto e diversas construtoras do município no Parque Permanente de Exposições, foi inaugurado em 2000. Com 52 boxes e capacidade para abrigar até 104 karts, o cartódromo ocupa uma área total de 30.656,29 m², com fácil acesso e saída pela rua Santa Rosa do Viterbo em confronto com as ruas Peru e Uruguai.
A pista recebeu camadas de "asfalto de competição", o mesmo utilizado nos circuitos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e Interlagos, em São Paulo.
Devido às suas dimensões, o traçado da pista do cartódromo de Ribeirão Preto é considerado rápido, e pode ser utilizada para competições em alta velocidade, tanto para karts quanto para motocicletas com potência de até 125 cilindradas. A pista tem oito metros de largura e grande área de escape entre a pista e gradil, para segurança dos pilotos. A extensão da pista pode variar de 875 a 1010 m, de acordo com o tipo de prova e número de competidores. Também são realizados no local vários eventos como micaretas e rodeios.
  
Rugby 

O Raça Rugby Ribeirão (RRR), foi fundado em 1992 por três alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

(FMRP-USP). O time cresceu na universidade e hoje integram a equipe jogadores de toda a cidade vinculados ou não à Universidade. Atualmente, o time conta com 25 atletas e disputa o Campeonato Paulista do Interior (anual), o Campeonato Paulista B (1º semestre), a InterUSP e a Copa do Brasil (2º semestre). Em 2005, o time foi campeão do Paulista do Interior. Em 2006, ficou com a terceira colocação nessa competição. Em 2007, voltou a ser campeão e foi vice-campeão da INterUSP. No ano de 2008 preferiu jogar o Campeonato do Interior com o time de base para dar mais experiência aos que estavam começando. Além disso, ficou com o vice-campeonato do Paulista B e alcançou o 4º lugar na Etapa São Paulo na Copa do Brasil. Em 2009 foi novamente vice-campeão do Campeonato Paulista B garantindo o acesso ao Campeonato Paulista A de 2010 e está na série ouro das finais do Campeonato Paulista do Interior.
No início de 2008, veio ao Brasil o treinador uruguaio Agustín Bueno Perez, que possui vasta experiência como atleta e treinador. Jogou pelos times juvenis de Champagneat (Montevidéu) e Seleção Uruguaia. É treinador certificado pela IRB (Iternational Rugby Board) há 7 anos, tendo experiência nas escolas de Newcastle (Canelones-Uruguai), Chacarillos (Canelones-Uruguai), Bartolomeu Hidalgo (Montevidéu-Uruguai) e no clube Cricket de Montevidéu. Agustín ficou em Ribeirão Preto por seis meses e ouve uma grande melhora na qualidade técnica da equipe.

Mídia

Ribeirão Preto é sede de diversos veículos de comunicação, tais como:
Jornais
  • Jornal A Cidade (106 anos)
  • Gazeta de Ribeirão
  • Folha de São Paulo (Caderno Ribeirão)
  • O Estado de São Paulo (Sucursal)
  • Tribuna de Ribeirão
  • O Diário
  • Enfim
  • Jornal da Região Sudeste
  • Jornal Cana
  • Jornal Morar
  • Jornal do Ônibus
  • Jornal Farol
  • Jornal da Vila
Rádios
- Afiliadas e Emissoras Proprias
  • Rádio Eldorado Ribeirão Preto -AM 1330 kHz
  • Rádio CMN Jovem Pan-AM 750 kHz
  • Rádio Clube AM-660 kHz
  • Rádio BandNews FM-96,7 MHz
  • Rádio 79-AM 590 kHz
  • Band FM -90.5 MHz
  • Clube FM -100.5 MHz
  • Diário FM -99.7 MHz
  • Conquista FM -97.7 MHz
  • 106 FM -106.7 MHz
  • Difusora FM -91.3 MHz
  • Jovem Pan FM -93.1 MHz
  • Mega FM -92.3 MHz
  • Rádio USP -107.9 MHz
  • Faixa Comunitaria / Ribeirão Preto -87.9 MHz
- Retransmissoras
  • Rádio Bandeirantes-AM 1270 kHz
  • Líder FM - 98.3 MHz
  • Rede Aleluia FM -103.5 MHz
  • Rede Boa Vontade AM (Sinal de Sertãozinho) -550 kHz
  • Deus é Amor AM (Sinal de Sertãozinho) -1050 kHz
- Antigas Sintonizações na Cidade
  • Rádio Globo
  • CBN
  • Melody FM
Revistas
  • Revista Arq Art
  • Revista Ribeirão Capital
  • Revista Evidência
  • Revista Expressão
  • Revista Mix
  • Revista Revide
  • Revista Amplitude
  • Revista Mais Saudável
Redes de televisão
- Afiliadas e Emissoras Proprias (Potência = Kw)
  • Canal 05 VHF - SBT Ribeirão Preto (SBT) - 5 kW
  • Canal 07 VHF - EPTV Ribeirão (Globo) - 20 kW
  • Canal 09 VHF - TV Clube Ribeirão Preto (Band) - 7 kW
  • Canal 13 VHF - TV Record Franca-Ribeirão Preto (Record) - 5 kW
  • Canal 33 UHF - TV Thathi (TV Brasil) - 3 kW
  • TV Unaerp (CABO)
  • TV Câmara (Sistema interno, programação veiculada pela TV THATHI)
- Retransmissoras (TV Aberta)
  • Canal 02 VHF - Rede Família - 5 Kw
  • Canal 04 VHF - TV Cultura - 5 Kw
  • Canal 11 VHF - Rede 21 - TV Igreja Mundial - 3,3 Kw
  • Canal 14 UHF - Record News Araraquara (Record News) - 5 Kw (Sinal De Sertãozinho)
  • Canal 17 UHF - TV Clube Ribeirão Preto (Band) - 10 Kw (Sinal De Sertãozinho)
  • Canal 19 UHF - Gazeta - 3 Kw
  • Canal 22 UHF - Rede Vida - 3 Kw
  • Canal 25 UHF - Boa Vontade TV - 1 Kw
  • Canal 31 UHF - TV Brodowski - (NGT) e (TV Brasil) - (Sinal de Brodowski) - 7 Kw (Pega em poucos bairros de Ribeirão Preto)
  • Canal 29 UHF - Rede VTV -(RedeTV!) - 0,36 Kw (Reserva futura para 8 Kw - 16 Kw)
  • Canal 35 UHF - RIT - 5 Kw
  • Canal 49 UHF - MIX TV - 10 Kw (Sinal De Sertãozinho)
  • Canal 50 UHF - Canção Nova - 1,26 Kw
  • Canal 55 UHF - MTV - 5 Kw
  • Canal 59 UHF - CNT - 5 Kw
  • Outros emissoras já tem o interesse de transmitir seus sinais em TV Aberta na cidade, como a TV de Nossa Senhora (TV Aparecida),TV Eldorado Ltda (TV Esporte Interativo) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra TV).
  • Mas existe apenas dois canais vagos para a cidade que estão listados na anatel.Eles são: Canal 43 UHF capacitado para a Potência de 12 Kw,e o Canal X que ainda será determinado seu número sintonização.
- Sintonizações em HDTV
  • Canal 16 UHF - TV Clube Ribeirão HD (Band HD) - (No Ar!)
  • Canal 18 UHF - Gazeta HD (Suposição)
  • Canal 21 UHF - Rede Vida HD (No Ar!)
  • Canal 24 UHF - SBT Ribeirão Preto HD (SBT HD) - (Em Testes)
  • Canal 28 UHF - Record Franca-Ribeirão HD (Record HD) - (Em Implantação)
  • Canal 30 UHF - Cultura HD - (Em Testes)
  • Canal 32 UHF - TV Thathi HD (TV Brasil HD) - (Em Implantação)
  • Canal 35 UHF - Record News Araraquara HD (Record News HD) - (Em Implantação)
  • Canal 36 UHF - RIT HD (Suposição)
  • Canal 42 UHF - EPTV Ribeirão HD (Globo HD) - (No Ar!)
  • Canal 44 e 48 UHF - MIX TV HD (Suposição)
  • Canal 54 UHF - RedeTV! HD ou Rede VTV HD (Suposição)
  • Canal 56 UHF - MTV HD (Suposição)
  • Canal 58 UHF - CNT HD (suposição)
- Antigas Sintonizações na Cidade
  • NGT
  • Sesc TV
  • TV COC
Portal de internet
  • Ribeirão Preto Online

Transporte e Logística

Atualmente a malha ferroviária, que já foi muito importante para o município no passado, encontra-se desativada para o transporte de passageiros, mas ativa para o transporte de cargas, tendo como operadora a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Há alguns projetos que visam a volta deste sistema no município para o transporte de passageiros.
Ribeirão Preto possui dois terminais de petróleo, sendo um deles administrado pela Petrobras, com a presença da Texaco, Esso, Shell e Ipiranga e um outro, denominado Condomínio de Dutos Pólo Ribeirão Preto, que atende as Bases Primárias de Distribuição das empresas Petroball Distribuidora de Petróleo, Redepetro Distribuidora de Petróleo, Tower Brasil Petróleo e Ruff CJ Distribuidora de Petróleo.
O etanolduto que será construído pelo consórcio Petrobras Biocombustível - Mitsui-Camargo Corrêa', terá um terminal em Ribeirão Preto, sendo que as obras serão feitas entre São Paulo e Minas Gerais. O trecho vai ligar Uberaba ao Porto de São Sebastião (litoral paulista), passando por Ribeirão Preto e Paulínia.
Além do alcooduto da Petrobras, as empresas Cosan, Crystalsev, Copersucar e Allicom, criaram a empresa Uniduto que vai construir dois ramais de alcooduto no estado de São Paulo, sendo um entre Ribeirão Preto e Paulínia.

Demográfia

Dados do Censo de 2010[111], [112].
  • População total: 605.114:
    • Urbana: 603.401;
    • Rural: 1.713;
    • Homens: 290.286;
    • Mulheres: 314.828.
Dados de 2000
  • Densidade demográfica (hab./km²): 776,33;
  • Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 10,47;
  • Expectativa de vida (anos): 74,40;
  • Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,89;
  • Taxa de alfabetização: 95,56%;
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,855:
    • IDH-M Renda: 0,823;
    • IDH-M Longevidade: 0,823;
    • IDH-M Educação: 0,918.
FONTE: WIKIPÉDIA.